A aparição da animação sóciocultural responde a uma reacção frente ao carácter inaceitável de uma cultura cuja produção e transmissão estão reservadas a uma minoria privilegiada intelectualmente e/ou economicamente, e a um projecto tendente a que os cidadãos intervenham numa cultura que vivem cada dia, participem na sua criação e a integrem no seu desenvolvimento geral. G. Enckevort
A animação é a resposta que melhor se adapta aos desafios provenientes das grandes mudanças produzidas na nossa sociedade; resposta que quer em vez de adaptação às mudanças, permitir, ao mesmo tempo, resistir ou impor-lhes orientações.
Centro de Formazione Animatore do Centro Milanese per lo sport e la ricreazione
A animação sócio-cultural é uma tentativa para aportar uma solução a um problema grave que, na hora actual, afecta a todos os países: a existência de um “fosso” cultural que não somente está em contradição com o nosso ideal de justiça social, senão que, alem do mais, destrói o efeito das medidas económicas, políticas e educativas que se esforçam em trazer às nossas sociedades uma democratização em profundidade, uma humanização e uma verdadeira igualdade de oportunidades.
J. Rovan
Sem comentários:
Enviar um comentário